Em nosso 25º ano, nos aproximamos da marca de 800 empresas certificadas no Espírito Santo
Por Amanda Amaral e Mara Mullulo
O Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor) completa 25 anos este ano e, no último dia 10 de fevereiro, nos juntamos a nossos fornecedores para homenagear aqueles que tiveram um bom desempenho nas auditorias e para entregar a certificação e recertificação das empresas que participaram da iniciativa em 2021.
Foram anunciadas as 14 empresas certificadas, sendo 12 no Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF), 1 no Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e 1 Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSS) em 2021 e as 62 empresas que se recertificaram. Todas mantiveram e promoveram melhorias em seus sistemas de gestão, tais como o Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF), Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSS).
A presidente da Federação das Indústrias, Cris Samorine, abriu a solenidade, acentuando que o Prodfor tem feito enorme contribuição ao Espírito Santo, sendo uma referência nacional.
“O Prodfor é identificado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), como sendo um excelente programa de desenvolvimento para qualificação dos fornecedores. Exerce papel decisivo para melhorar a produtividade das empresas, abrir mercados e fortalecer a indústria capixaba. Neste ano, há previsão para desenvolvimento e qualificação de 30 fornecedores, com 182 horas de consultorias e treinamentos para cada fornecedor”, antecipou.

A presidente comemorou o crescimento da indústria capixaba em 2021, segundo dados da Produção industrial o Espírito Santo (PIM-PF). “A gente começa ano com um cenário acima da média nacional. Enquanto o restante do país teve crescimento em torno de 3,9%, o Espírito Santo alcançou 4,9%. Que bom que o Estado tem grandes empresas, pois traz a possibilidade de desenvolver a cadeia de fornecedores, além de fomentar o desenvolvimento de inovação e tecnologia. Vim aqui para parabenizar as empresas. Desejo a todos boa sorte e que agarrem a oportunidade de crescimento”, finalizou.
O coordenador do Prodfor 2021 e representante da Vale, Giovanni Eustáquio, relatou que o programa é referência para o Brasil. “O Prodfor é importante para todos fornecedores que acreditaram nele. Dentro da linha de desenvolvimento local, em outros Estados, a referência de trabalho é o Prodfor”, pontuou.
Durante a premiação, também contamos com a presença do gerente de Planejamento e Performance em Contratos da Vale, Alexandre Pedrosa, que falou sobre Eficiência Operacional (Produtividade, Lean Manufacturing, Office, Service e etc) na cadeia de fornecimento e os impactos positivos que ela traz para todos.
Qualificação para abrir mercados
Em sua primeira certificação, a empresária Meiryeven Rosa da Nova Retífica, do grupo Globo Retífica, disse que a busca pela qualificação e a melhoria do atendimento aos clientes a motivou no ingresso da empresa ao programa. “Observamos que o Prodfor desencadeou vendas animando toda a equipe. Somos um grupo de empresas e vamos levar a iniciativa para as outras também”, disse.
Outra certificada pela primeira vez foi a Ferrovix Soluções Industriais. A empresária Crislayne Folli Pinafo, disse que buscou o Prodfor com o objetivo de melhorar o processo de melhoria contínua e aumentar a competividade na indústria. “A empresa experimentou a uma mudança unânime na cultura da empresa. Todos estão comprometidos com as metas, num ganho enorme para todos”, contou.

Pedro Henrique Matinusso, da Directy Health Consultoria, também em sua primeira certificação informou que a empresa busca a melhoria contínua para alcançar novos clientes, a exemplo dos mantenedores do programa. “Somos uma empresa nova e esse foi um passo para alçar voos mais altos”, relatou.
Empresas destaque
O público também conheceu o fornecedor destaque na certificação em 2021. O CEO Maikon Chiqueto, da Machine Desenvolvimento, comemorou a conquista. “Quando a gente viu a oportunidade do Prodfor, mesmo não atendendo diretamente às mantenedoras, entendemos que seria algo que faria a diferença dentro da cultura da empresa”, explicou.
O fornecedor destaque na recertificação em 2021 foi a Loguin Service, representada por Isaias Alexandre. “Ressalto a importância tanto da certificação quanto da retificação. Principalmente aqui no Espírito Santo. O programa te ajuda de forma extraordinária na parte da gestão da empresa”, reforçou.