Prodfor Notícias

Prodfor completa 25 anos, certifica mais 14 fornecedores

Em nosso 25º ano, nos aproximamos da marca de 800 empresas certificadas no Espírito Santo

Por Amanda Amaral e Mara Mullulo

O Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor) completa 25 anos este ano e, no último dia 10 de fevereiro, nos juntamos a nossos fornecedores para homenagear aqueles que tiveram um bom desempenho nas auditorias e para entregar a certificação e recertificação das empresas que participaram da iniciativa em 2021.

Foram anunciadas as 14 empresas certificadas, sendo 12 no Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF), 1 no Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e 1 Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSS) em 2021 e as 62 empresas que se recertificaram. Todas mantiveram e promoveram melhorias em seus sistemas de gestão, tais como o Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF), Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSS).

A presidente da Federação das Indústrias, Cris Samorine, abriu a solenidade, acentuando que o Prodfor tem feito enorme contribuição ao Espírito Santo, sendo uma referência nacional.
“O Prodfor é identificado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), como sendo um excelente programa de desenvolvimento para qualificação dos fornecedores. Exerce papel decisivo para melhorar a produtividade das empresas, abrir mercados e fortalecer a indústria capixaba. Neste ano, há previsão para desenvolvimento e qualificação de 30 fornecedores, com 182 horas de consultorias e treinamentos para cada fornecedor”, antecipou.

A head de Suprimentos da Samarco, Ailana Vilela, é a coordenadora do Prodfor 2022

A presidente comemorou o crescimento da indústria capixaba em 2021, segundo dados da Produção industrial o Espírito Santo (PIM-PF). “A gente começa ano com um cenário acima da média nacional. Enquanto o restante do país teve crescimento em torno de 3,9%, o Espírito Santo alcançou 4,9%. Que bom que o Estado tem grandes empresas, pois traz a possibilidade de desenvolver a cadeia de fornecedores, além de fomentar o desenvolvimento de inovação e tecnologia. Vim aqui para parabenizar as empresas. Desejo a todos boa sorte e que agarrem a oportunidade de crescimento”, finalizou.

O coordenador do Prodfor 2021 e representante da Vale, Giovanni Eustáquio, relatou que o programa é referência para o Brasil. “O Prodfor é importante para todos fornecedores que acreditaram nele. Dentro da linha de desenvolvimento local, em outros Estados, a referência de trabalho é o Prodfor”, pontuou.

Durante a premiação, também contamos com a presença do gerente de Planejamento e Performance em Contratos da Vale, Alexandre Pedrosa, que falou sobre Eficiência Operacional (Produtividade, Lean Manufacturing, Office, Service e etc) na cadeia de fornecimento e os impactos positivos que ela traz para todos.

Qualificação para abrir mercados

Em sua primeira certificação, a empresária Meiryeven Rosa da Nova Retífica, do grupo Globo Retífica, disse que a busca pela qualificação e a melhoria do atendimento aos clientes a motivou no ingresso da empresa ao programa. “Observamos que o Prodfor desencadeou vendas animando toda a equipe. Somos um grupo de empresas e vamos levar a iniciativa para as outras também”, disse.

Outra certificada pela primeira vez foi a Ferrovix Soluções Industriais. A empresária Crislayne Folli Pinafo, disse que buscou o Prodfor com o objetivo de melhorar o processo de melhoria contínua e aumentar a competividade na indústria. “A empresa experimentou a uma mudança unânime na cultura da empresa. Todos estão comprometidos com as metas, num ganho enorme para todos”, contou.

O Prodfor é uma referencia nacional segundo Cris Samorini – Foto: Gilvan Gonçalve/Findes

Pedro Henrique Matinusso, da Directy Health Consultoria, também em sua primeira certificação informou que a empresa busca a melhoria contínua para alcançar novos clientes, a exemplo dos mantenedores do programa. “Somos uma empresa nova e esse foi um passo para alçar voos mais altos”, relatou.

Empresas destaque

O público também conheceu o fornecedor destaque na certificação em 2021. O CEO Maikon Chiqueto, da Machine Desenvolvimento, comemorou a conquista. “Quando a gente viu a oportunidade do Prodfor, mesmo não atendendo diretamente às mantenedoras, entendemos que seria algo que faria a diferença dentro da cultura da empresa”, explicou.
O fornecedor destaque na recertificação em 2021 foi a Loguin Service, representada por Isaias Alexandre. “Ressalto a importância tanto da certificação quanto da retificação. Principalmente aqui no Espírito Santo. O programa te ajuda de forma extraordinária na parte da gestão da empresa”, reforçou.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on whatsapp

VOLTAR