Saiba Mais

História

Criado em 1997, o Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor) representa uma ação conjunta das principais organizações estabelecidas no Espírito Santo para promover a capacitação dos fornecedores locais, por meio da realização de um sistema devidamente organizado.

A Aracruz (atualmente Suzano) tinha iniciado o desenvolvimento de fornecedores estratégicos em 1996, com a realização de serviços de consultoria e auditoria por sua própria equipe. A idéia da empresa era terceirizar boa parte de suas atividades, mas não seria coerente assumir mais uma função ao desenvolver e qualificar fornecedores. Foi então que a empresa fez o convite ao IEL-ES para assumir o programa. Feito isso, foi iniciada uma articulação com as demais grandes empresas atuantes no Estado do Espírito Santo, com envolvimento direto da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes. A Findes apresentou um desafio à essas grandes empresas para organizar um único e forte programa para desenvolvimento da cadeia de fornecedores. Esse desafio foi prontamente aceito por doze empresas que, por intermédio do IEL-ES, planejaram e desenvolveram o Prodfor, fazendo seu lançamento em novembro de 1997.

Participaram do primeiro projeto piloto do Prodfor 24 empresas dos setores de metalmecânica, eletroeletrônica e serviços. Dessas, 22 foram qualificadas. Esse projeto foi considerado um grande sucesso, e a partir dele o Prodfor foi instituído como programa permanente pelas empresas mantenedoras, tendo chegado em 2007 a desenvolver e qualificar mais de 350 empresas participantes, de vários segmentos industriais.

Com a revisão das normas ISO série 9000 no ano 2000, o Prodfor passou a adotar como referência a norma ISO 9001:2000, acrescida de dois itens: meio ambiente e segurança no trabalho. No ano de 2006, foi feito um novo projeto piloto para desenvolvimento e certificação de fornecedores em gestão ambiental e gestão de saúde e segurança, fazendo uso das normas ISO 14001 e OHSAS 18.001, respectivamente. Essas normas foram referências para organização do Sistema de Gestão Ambiental – SGA, e Sistema de Gestão de Saúde e Segurança – SGSS.

Em 2007, a Vale tomou a iniciativa e foi organizado um novo projeto piloto para desenvolver fornecedores em relação à gestão financeira. A ideia era que, além de assegurar qualidade, evitar impactos ao meio ambiente, e atuar com segurança, os fornecedores deveriam ter uma adequada gestão financeira que evitasse problemas na execução dos serviços, em especial em contratos mais longos. Foi então constituído um grupo de especialistas, para elaborar uma norma com as condições mínimas para gestão financeira, fiscal e trabalhista de fornecedores, sendo definido o Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista – SGFFT.

Em 2007, o Prodfor comemorou dez anos de atuação, sendo aclamado como a mais importante ação para desenvolvimento e qualificação de fornecedores.

Marcos Históricos do Programa

  • 1996
    Atuação isolada das empresas;
    Convite da Aracruz ao IEL;
    Desafio da Findes às empresas;
    Aceite.
  • 1997
    Projeto Piloto;
    24 empresas;
    Metalmecânica, Eletroeletrônica e serviços;
    Planejamento;
    Lançamento em 04/11/1997.
  • 1998
    Evento se Certificação 15/12/1998 – 22 empresas;
    O Prodfor foi instituído como Programa permanente.
  • 2006
    Adoção dos escopos de certificação para Meio Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional.
  • 2007
    Adoção do escopo de Certificação para Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista.
  • 2015
    É firmada parceria com Organismo Acreditador para Normas ISO;
    O Prodfor se torna uma regional do ABNT CB-25 no ES (para discussão e revisão da Norma ISO 9001)
  • 2018
    O Prodfor digitaliza seus processos;
    Criação de novos grupos de trabalhos para discussão de novos selos de certificação.
  • 2019
    Mudança na estrutura organizacional; Adoção dos escopos de certificação para Eficiência Energética; Eficiência Operacional; e Compliance.
  • 2020
    O Prodfor institui o método de auditoria remota;
    O Prodfor otimiza a carga horária e despesas das auditorias para os fornecedores.
  • 2021
    O Prodfor revisa o planejamento estratégico e determina um novo posicionamento quanto ao seu negócio;
    A Cooperativa Sicoob-ES se torna uma das mantenedoras do Prodfor.

EMPRESAS MANTENEDORAS
O PRODFOR é desenvolvido e mantido por grandes organizações. São elas:

ArcelorMittal Brasil, Cesan, Chemtrade, EDP Espírito Santo, Petrobras, Samarco, Sicoob ES, Suzano e Vale, com o apoio institucional do Sebrae-ES. A coordenação executiva é exercida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), e tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).

A cada ano, uma das empresas mantenedoras é escolhida para exercer a coordenação geral programa por meio do seu representante no comitê executivo.

  • Projeto piloto, com a participação de 24 fornecedores – novembro de 1997 a dezembro de 1998;
  • O Prodfor é definido como ação permanente pelas empresas mantenedoras;
  • Desenvolvimento e qualificação de fornecedores de 9 grupos de empresas nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008, com cerca de 400 fornecedores qualificados;
  • Recertificação das empresas qualificadas de 1998 a 2005;
  • Lançamento do projeto piloto do Sistema de Gestão Ambiental – SGA e Sistema de Gestão em Saúde e Segurança – SGSS, em 2006, com certificação de 10 empresas em 2007;
  • Lançamento do projeto piloto do Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista – SGFFT, em 2007, com certificação prevista para final de 2008.

Coordenadores Geral do Prodfor - 1999 a 2023

Ano Nome Mantenedora
1999 Álvaro Sobrinho Carboderivados
2000 Eunice Souza Silva Cesan
2001 Miguel Escolástico Escelsa
2002 Roberto Oliveira Junior Samarco
2003 Rubens Bastos Gouvea Aracruz
2004 Paulo Edson Martins Vieira Belgo Mineira
2005 Heraldo Ramos de Caldas Brito CST
2006 José Alberto Teles Mussi Technip
2007 Álvaro Luiz Siano Vale
2008 Guido Eduardo Bassoli Petrobras
2009 José Marcos Monte Canexus
2010 Henrique Antônio Quinelato OI
2011 Ludmilla Pereira Amorim Garoto
2012 Cláudia Travassos Bueno Silva Technip
2013 Alexandre Moço Barros Vale
2014 Paulo Edson Martins Vieira Fibria
2015 Alexandre Dias José Arcelor Mittal
2016 Cristiano Levone de Oliveira / José Eduardo Cruz Del Esposti Petrobras
2017 Robério Lamas da Silva Cesan
2018 Cleide Mara de Almeida/Cristiano Ramella Chemtrade
2019 Estevam Lima TechnipFMC
2020 Christiano Alexandre Riboli EDP
2021 Giovanni Eustáquio Vale
2022 Ailana Vilela Samarco
2023 Celio Pedrini Cesan

Benefícios do Prodfor

O Prodfor nasceu e se mantem com propósitos e objetivos claros de aprimorar a gestão dos fornecedores pertencentes a cadeia de suprimentos das Mantenedoras e para o mercado, melhorando a organização desses fornecedores, com impactos na minimização dos custos, aumento da confiança e da eficiência, melhoria da qualidade e na redução dos riscos do processo de fornecimento.

BENEFÍCIOS PARA AS MANTENEDORAS

Para as empresas mantenedoras O PRODFOR também possibilita benefícios em muitos outros níveis:

  • Redução de esforço e custo com desenvolvimento de fornecedores;
  • Simplificar e melhorar o processo de aquisição;
  • Promover o intercâmbio entre suas áreas de suprimentos;
  • Compartilhar as melhores práticas de gestão da cadeia de fornecimento;
  • Dispor de informações atualizadas e completas sobre fornecedores; e
  • Promover a melhoria da qualidade, do preço e do prazo reduzindo os riscos de fornecimento de bens e serviços dos fornecedores desenvolvidos.

BENEFÍCIOS PARAS AS EMPRESAS FORNECEDORAS

Ao longo destes 25 anos muitos, os benefícios foram percebidos pelas empresas fornecedoras:

  • Promover a melhoria e modernização de sua organização, adotando padrões internacionais de gestão;
  • Adequar-se a uma única sistemática para qualificação de fornecedores;
  • Redução o esforço e custo de implantação de sistemas de gestão, obtendo a melhoria de sua organização e condições de fornecimento;
  • Clareza nos critérios adotados para qualificação de fornecedores; e
  • Utilizar o Sistema de Gestão para ampliação de seu mercado de atuação.

A ideia de um programa que integrasse grandes empresas compradoras para promoção do desenvolvimento de seus fornecedores locais surgiu em 1996, a partir de um convite da Aracruz Celulose, atual Suzano, ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), para coordenar o programa de desenvolvimento de fornecedores da empresa. Até então, desenvolver fornecedores era iniciativa de poucas grandes empresas.

Como ser um fornecedor qualificado do Prodfor?

Para se tornar um fornecedor do Prodfor é preciso ter compromisso e planejamento. O ingresso no programa é feito de duas maneiras: a primeira, por meio de indicação de uma das mantenedoras e a segunda, com a apresentação de sua própria candidatura. A empresa fornecedora aceita participar de uma série de atividades com vistas a organizar seu Sistema de Gestão.

Grupos de empresas fornecedoras são reunidos anualmente para a formação em um período que dura 10 meses para as certificações de Sistemas de Gestão e 5 meses para o Prodfor Start. Para se candidatar, basta preencher o cadastro no SIP, clicando aqui (colocar o hiperlink SIP – Sistema de Informações do PRODFOR (prodforsip.com.br). Sua solicitação será analisada pelo Comitê Executivo do PRODFOR e após aprovação é formalizada adesão por meio da assinatura de um termo.

Auditorias independentes verificam individualmente o atendimento aos requisitos estabelecidos pelo(s) Sistema(s) de Gestão do PRODFOR para obter a certificação. Depois de aprovada pela auditoria, a empresa recebe um certificado de fornecedor qualificado que tem validade de três anos, com realização de auditorias periódicas anuais.

Atualmente, o Prodfor promove o desenvolvimento de fornecedores em oito modalidades:

  • SGQF – Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento;
  • SGA – Sistema de Gestão Ambiental;
  • SGSS – Sistema de Gestão em Saúde e Segurança;
  • SGFFT – Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista;
  • SGC – Sistema de Gestão de Compliance;
  • SGEO – Sistema de gestão de eficiência operacional;
  • SGEE – Sistema de gestão de eficiência energética;
  • START – Implantação de práticas estruturais em oito áreas de gestão para micro e pequenas empresas.

Toda a fase de desenvolvimento custeada pelos fornecedores sob supervisão das empresas mantenedoras. Dependendo de cada tema do sistema de gestão, existem métodos específicos, constituídos basicamente pelas seguintes atividades:

  • Diagnóstico Inicial do Sistema de Gestão: Identifica a situação atual do fornecedor em relação à organização;
  • Curso inicial de nivelamento sobre o sistema de gestão;
  • Seminários coletivos para apresentação dos elementos do Sistema ou práticas de Gestão;
  • Consultoria individual às Empresas;
  • Avaliação dos fornecedores em desenvolvimento;
  • Diagnósticos de Verificação parcial e final;
  • Preparativos para Certificação com orientação aos fornecedores para o recebimento da auditoria de certificação (Sistemas de Gestão) ou da avaliação (Prodfor Start).
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on whatsapp