Prodfor Notícias

Prodfor Start: mais gestão e competitividade para o fornecedor do fornecedor

Com o objetivo de qualificar empresas de pequeno porte, o Prodfor lança nova certificação de entrada do Programa

O Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor) chega aos seus 25 anos apresentando uma nova certificação. Trata-se do Prodfor Start, versão compacta da Certificação do Prodfor desenhada para o desenvolvimento de pequenos negócios que buscam melhorias em sua gestão.

Essa nova ferramenta amplia o escopo de certificações específicas a partir das necessidades das empresas mantenedoras do Prodfor. O lançamento ocorreu no último dia 24 de novembro, no evento de 25 anos do Programa realizado no Auditório do Sistema Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo). As inscrições para a primeira turma já estão abertas e a previsão de início é no mês de março de 2023.

“Pensando em nível de Estado, e até em nível internacional, a gente sente uma carência grande das pequenas e médias empresas quando o tema é gestão”, Ailana Vilela, gerente geral de suprimentos da Samarco e coordenadora geral do Prodfor no ano de 2022

O coordenador executivo do Prodfor (IEL-ES), José Vieira Neto, explica que a criação do Prodfor Start surgiu a partir de uma necessidade das empresas mantenedoras.
“Trata-se de uma ação definida pelas próprias mantenedoras no plano estratégico do Prodfor, que sentiram a necessidade de ampliar o programa para empresas que não sentiam preparadas num primeiro momento para atender os requisitos, ou recursos ou estrutura para implementar os sistemas de gestão atuais”.

O foco do Prodfor Start está no desenvolvimento da gestão das micro e pequenas empresas com vistas a estruturação dos primeiros passos de gestão para atendimento as necessidades do mercado. Vieira explica que hoje muitas empresas pequenas estão há tempo no mercado e apesar do porte, reúnem condições mínimas para desenvolver um sistema de gestão certificável. “O maior percentual empresas desenvolvidas pelo Prodfor hoje não é de empresas médias, e sim de pequeno porte considerando o critério de faturamento. Entretanto há empresas de pequeno porte, microempresas e microempreendedores individuais que tem dificuldades de receber uma consultoria com esse fim. Para oportunizar o programa para essas empresas, adaptamos a metodologia criando uma certificação de entrada com conteúdos básicos de gestão”, pontuou o coordenador executivo do Prodfor (IEL-ES), José Vieira Neto.

“O IEL tem um papel fundamental no desenvolvimento da cadeia de fornecimento, melhorando a governança das empresas por meio da implementação de sistemas de gestão que ajudam os fornecedores a gerir melhor seus negócios”, Alessandro de Castro, superintendente do IEL-ES

Vilela, gerente geral de suprimentos da Samarco e coordenadora geral do Prodfor em 2022, reforçou que a nova certificação Prodfor Start é um primeiro passo de gestão. “Pensando em nível de Estado, e até em nível internacional, a gente sente uma carência grande das pequenas e médias empresas quando o tema é gestão, e partir para uma certificação de qualidade, para muitas, parece um nível muito distante, então o Prodfor Start vem cobrir uma lacuna, pois a gente não tem tanta disponibilidade no mercado deste tipo de treinamento”, disse.

Acrescentou dizendo que as empresas já entenderam a importância de qualificar toda a sua cadeia de fornecedores. Como exemplo citou que a Samarco Mineração criou um programa local com o objetivo de treinar as pequenas empresas. “Temos demandas de todos os tamanhos. Para as micro e pequenas e para grandes empresas. A gente sente uma deficiência das pequenas empresas em fazer um preço, em montar uma proposta comercial. Que seja sustentável e consiga se manter por todo o seu contrato, sem nenhum pleito, nenhum desvio de saúde e segurança, a parte de recrutamento a parte de comercial, enfim, são várias temáticas que nos ajudam como empresa requisitante, como empresa compradora de um serviço, que está sendo ofertado por essas empresas para que tenhamos mais saúde em nossa carteira de fornecimento”, apontou.

O superintendente do IEL-ES, Alessandro de Castro reforça que com o Prodfor Start, vai ampliar a capilaridade na qualificação da cadeia de fornecimento, com foco nas micro e pequenas empresas. Implantando os primeiros passos de gestão empresarial e mudando a maneira de fazer negócios desses fornecedores.

Responsabilidade das empresas

Ailana Vilela conta que é uma demanda geral do mercado, seja nas cidades em que a Samarco atua no Espírito Santo, ou no Brasil. Sempre terá espaço e demanda para essa qualificação do micro e pequeno empresário.

“Cada vez mais a cadeia de fornecimento é uma responsabilidade das nossas empresas. Pensando em sustentabilidade, é importante que a gente tenha amplitude na cadeia de fornecimento, inclusive dos fornecedores de fornecedores. Cada uma das mantenedoras tem um programa de desenvolvimento de seus fornecedores locais, na área de influência direta onde elas estão estabelecidas. E essa modalidade do Prodfor Start acelera esse desenvolvimento aumentando a amplitude dessa rede de fornecimento e de desenvolvimento”.

José Vieira lembra que o desenvolvimento e a qualificação de fornecedores participantes do Prodfor são feitos de modo específico para cada Sistema de Gestão. “O fornecedor entra, se desenvolve em um dos temas disponíveis, passa por auditorias e obtém o certificado. Todos esses sistemas de gestão tem a função de qualificar o fornecedor com base em requisitos espelhados nas normas ISO. Para a empresa implementar uma Sistema de Gestão com base na norma ISO, deve ter certa preparação, em um certo estágio mínimo. Essa é a ideia do Prodfor Start, com conteúdo menor é possível trabalhar melhor os primeiros passos em oito áreas de gestão da empresa. É uma porta de entrada para o Prodfor”, enfatizou.

“Com conteúdo menor é possível trabalhar melhor os primeiros passos em oito áreas de gestão da empresa. O Prodfor Start é uma porta de entrada para o Prodfor”, José Vieira Neto especialista do IEL-ES e coordenador executivo do Prodfor

Competitividade

Segundo o superintendente do IEL-ES, Alessandro de Castro, um sistema de gestão eficaz aumenta a competitividade, melhorando a qualidade da entrega, aumentando a satisfação dos clientes, desenvolvendo os fornecedores, para que eles entreguem mais resultados com menos esforços.

“O IEL tem um papel fundamental no desenvolvimento da cadeia de fornecimento, melhorando a governança das empresas por meio da implementação de sistemas de gestão que ajudam os fornecedores a gerir melhor seus negócios”, enfatiza.

O Prodfor é promovido por grandes empresas do Estado do Espírito Santo, chamadas de mantenedoras, com apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES). É reconhecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), como o maior e melhor programa do país para desenvolvimento e qualificação de fornecedores locais de bens e serviços.

De acordo com o coordenador executivo do Prodfor (IEL-ES), José Vieira Neto, a primeira turma já está em formação e encontra-se em processo de captação de empresas. A previsão de início é para o mês de 2023. “Essa certificação é feita em cinco meses e a ideia é poder formar duas turmas por ano. Já temos empresas indicadas para iniciar a certificação e temos um quantitativo mínimo para esse início. A metodologia é aplicada em 36 horas de treinamentos coletivos e 54 horas de consultoria independente”, destacou.

Prodfor Start

 Público destinado

  • Pequenas empresas, microempresas e microempreendedores individuais, posicionados geralmente em camadas indiretas de fornecimento ou que sejam alvo de estratégias de desenvolvimento local das empresas mantenedoras, ou ainda que voluntariamente tenham interesse na melhoria da sua gestão e da competitividade no mercado.

Benefícios

  • Melhoria da gestão de micro e pequena empresa com organização básica que contempla os principais requisitos;
  • Certificação do Prodfor numa modalidade mais simplificada e com menor investimento;
  • Participação nas ações do Prodfor para fornecedores da mesma forma que as empresas qualificadas nos demais selos;
  • Possibilidade de crescimento dos negócios proporcionado pela integração a rede formada pelo programa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on whatsapp

VOLTAR