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Pesquisa do Observatório da Indústria destaca importância do Prodfor na relação entre fornecedores e grandes empresas

Muito além de oferecer certificações, capacitação e oportunidades para as micro e pequenas empresas do Espírito Santo, o Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor) tem uma grande missão: estar sempre atualizado e ofertando melhorias constantes no programa, que, há 26 anos, passa por modernizações de acordo com as demandas do mercado.

Na busca pelas melhorias, nada melhor do que ouvir os mais interessados no assunto, que são as empresas certificadas, através da pesquisa realizada anualmente pelo Observatório da Indústria. Com ela, é possível entender o nível de satisfação dos certificados, além de ouvir as sugestões e pontos de melhoria.

A gerente de Inteligência de Dados e Pesquisas do Observatório da Indústria, Suiani Meira, reforça que, através da pesquisa, é possível entender melhor a percepção das empresas sobre o programa e, com isso, traçar estratégias de aprimoramento alinhadas aos interesses dos fornecedores.

“O Prodfor atua na melhoria da gestão dos fornecedores proporcionando diversos benefícios às empresas certificadas. No entanto, para conhecer os resultados do programa é preciso ouvir àqueles que aplicam na prática suas diretrizes. Neste contexto, a pesquisa Prodfor surge como um instrumento capaz de captar, a partir da visão dos fornecedores qualificados, os benefícios gerados pela certificação do Prodfor aos seus negócios”, pontuou Suiani.

Na pesquisa mais recente, realizada no último trimestre de 2022 e divulgada em janeiro, os resultados apontaram que mais de 110 empresas conseguiram melhorar a satisfação de seus clientes e a reputação no mercado com o apoio do Prodfor. Das empresas que responderam ao questionário, 84% perceberam uma melhoria na satisfação do cliente, 78% identificaram melhora na reputação do mercado, 72% melhoraram a produtividade e 69% observaram melhorias nas oportunidades de negócios.

Também através da pesquisa, o Observatório da Indústria reuniu os pontos de melhoria sugeridos pelas empresas certificadas para o Prodfor, que incluem sugestões de mais encontros, aumento dos prazos, melhoria no retorno às solicitações e comunicação, priorização de certificados e oferta de cursos.

Mantenedoras

Os resultados da pesquisa do Observatório da Indústria também são importantes para as empresas mantenedoras do Prodfor. O último levantamento apontou que 44% dos fornecedores ingressaram no programa por meio de convite de mantenedora com a qual mantinham relações comercial. Além disso, a pesquisa destacou, ainda, que 55% das empresas certificadas em 2022 atendiam a ArcelorMittal; 54% atendem ou já atenderam a Vale; 47% a Samarco; 45% a Suzano; 38% a Petrobras; 24% a Chemtrade; 25% a EDP; 23% a Cesan e 8% o Sicoob.

Desde a criação do Prodfor, em 1997, a Cesan foi uma das primeiras empresas a apoiar o programa como mantenedora. Célio Pedrini, analista de Suporte ao Negócio da empresa coordenadora geral do Prodfor em 2023, explica que a Cesan entendeu a importância do desafio apresentado pela Findes e decidiu apoiar o projeto, que assume grande relevância local na qualificação e desenvolvimento das empresas.  

“Para as grandes empresas do mercado capixaba, o programa assume um importante papel de ofertar aos seus fornecedores o que há de mais atual em relação às certificações, sendo elas de natureza da qualidade, saúde e segurança, ambiental, compliance, eficiência operacional, dentre outros selos. O retorno se traduz em aprimoramento dos produtos contratados, sendo ele um bem ou um serviço, reduzindo o risco do negócio e garantindo maior eficiência. Para os fornecedores, o benefício em participar das certificações é garantir o alinhamento de sua empresa com as necessidades do mercado, garantindo desenvolvimento e maior competitividade”, explicou Pedrini.

 

Outra empresa mantenedora desde a fundação do Prodfor é a Vale, que diz acreditar, valorizar e incentivar os fornecedores, principalmente das regiões onde a empresa atua, a se capacitarem e desenvolverem, não somente para o próprio crescimento socioeconômico, mas também para se tornarem cada vez mais aptos a fornecerem para empresas de todo o país.

André Gustavo Martins Ramos, gerente de Suprimentos ES/MG/RJ, acredita que o programa agrega muito valor em toda a cadeira de fornecimento. “Para as grandes empresas, temos uma segurança adicional em fechar negócios de fornecedores certificados (quesitos de segurança, qualidade, compliance, gestão, etc.). E para as pequenas empresas, pode sim, ser uma porta de entrada de ampliar os negócios no Estado e fora também”.

Para ele, fazer parte da história do desenvolvimento do mercado capixaba é fundamental para que todos cresçam de forma sustentável e perene. “A credibilidade, estruturação e toda gestão do Programa, ao longo desses 25 anos, já fala por si. Juntos, conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas e na economia do nosso Estado”, ressaltou.

Célio Pedrini também acredita que é necessário que cada vez mais empresas capixabas se envolvam com o programa. “É a garantia de mantermos os fornecedores locais sempre alinhados com as novas políticas de gestão mundiais, através das diversas certificações e eventos oferecidos. A exemplo, este ano estamos focando na disseminação do tema ESG. A sigla em inglês representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas. Através do programa, nós mantenedoras entendemos estar alinhados com tais conceitos”, finalizou.

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0800 102-0880 / [email protected]

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