Por Gustavo Costa
Um importante momento para o alinhamento das mantenedoras e acompanhamento das ações do Prodfor, foi realizada, durante a Mec Show 2022, a reunião do Comitê Estratégico do Programa. No dia 3 de agosto, penúltimo da feira que movimentou o Pavilhão de Carapina, na Serra, os representantes das mantenedoras estiveram reunidos para falar das iniciativas desenvolvidas ao longo desse ano.
A primeira delas foi o Prodfor Start, um versão compacta da Certificação do Prodfor, uma ferramenta desenhada para o desenvolvimento de pequenos negócios que buscam melhoria em sua gestão. Trata-se de uma versão pensada para desenvolver a cadeira de fornecimento com foco nas micro e pequenas empresas. Graças a esse lançamento, essas empresas de pequeno porte, que antes não tinham o perfil para aderir a um sistema de gestão certificável, agora podem contar com a excelência e metodologia que fizeram do Prodfor um marco no país.
Também esteve em foco o Sistema de Gestão de Compliance, novidade do Prodfor que se junta às certificações já tradicionais. Inédita, a nova certificação do Prodfor traz a noção de uma gestão marcada pela transparência e ética, o que por si só resulta em menores riscos. Em tradução livre, Compliance é “estar em conformidade com”, e assim, uma empresa com o selo da SGC pode mapear processos, identificar toda a legislação aplicável e fazer um gerenciamento completo de riscos, conseguindo assim um ambiente de negócios mais sustentável e ético. A nova certificação foi elaborada pelo Grupo técnico do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Espírito Santo), que possui a Coordenação Executiva do Prodfor e teve como base normativa a ABNT NBR ISO 37.301.
A reunião foi marcada ainda por um debate sobre a necessidade de aumentar cada vez mais a participação das mantenedoras nas reuniões, e a apresentação das ferramentas de comunicação responsáveis por noticiar as novidades do Prodfor. Além do site, atualizado semanalmente, foram citados o Prodcast, podcast oficial do Programa, e uma revista digital. “O benefício do Programa tem que ser visto, percebido e utilizado pelas mantenedoras. E as nossas reuniões do Comitê Estratégico servem justamente para falarmos das ações que geram esses benefícios para as grandes empresas em atividade no Espírito Santo e suas fornecedoras”, disse Ailana Vilela, gerente de suprimentos da Samarco e coordenadora geral do Prodfor em 2022.
Para diretor geral da Findes, Paulo Lacerda, o local para a reunião não poderia ser melhor escolhido. “É muito simbólico a reunião acontecer dentro da Mec Show, que é um ambiente no qual o Programa nasceu. O setor metalmecânico foi o primeiro que se organizou e disse que sim, temos fornecedores locais capazes de atender as grandes demandas. Vamos pegar duas de nossas primeiras certificadas: a Imetame e a Estel. São fornecedoras que se hoje fossem convidadas para ser mantenedoras não seria surpresa, tamanho o nível que atingiram. E esse crescimento, passou por decisões que as mantenedoras tomaram e serviram para nortear essas empresas, que usaram o Prodfor como alavanca para uma maior organização e crescimento. O Programa desde a sua concepção se coloca como formador de fornecedores. E a reunião tem papel fundamental nisso”, explicou.
Já o superintendente do IEL-ES, Alessandro de Castro, lembrou que reunião serviu também para debater um modelo de governança e como isso pode contribuir para que as ações do Prodfor sejam efetivas e façam cada vez mais sentido para as grandes empresas. “Nesses 25 anos o Prodfor vem se adaptando para ligar as mantenedoras e as fornecedoras e a reunião é muito importante para estarmos sempre atualizadas quanto a essas necessidades. E o IEL, como coordenador do programa, possa oferecer sempre as melhores soluções não somente para quem está envolvido na cadeia dos suprimentos mas sobretudo para a de fornecedores, que é a razão de ser do programa. Queremos que essas reuniões sejam cada vez mais atrativas, gerando engajamento das mantenedoras e consequentemente resultados”, frisou.