O compartilhamento de boas práticas e tendências em sustentabilidade na cadeia de fornecimento foi o foco do painel promovido pelo Prodfor na última quarta-feira (06), durante a 18ª edição da Mec Show. O encontro, realizado na Arena Mec Show, fez parte da programação da feira, que ocorreu de 05 a 07 de agosto no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Moderado por Amanda Fialho, Key Account Manager da Vale e coordenadora do Prodfor, o painel integrou temas relevantes e que são uma realidade presente no mercado. “A Mec Show 2025 trouxe de forma estratégica a discussão sobre como sustentabilidade, tecnologia e inteligência local estão transformando a cadeia de fornecedores. No painel do Prodfor, abordamos práticas ESG, rastreabilidade e automação, além de reconhecer empresas com os selos de Compliance e ESG. Para a Vale, iniciativas como essa fortalecem parcerias, qualificam o mercado e impulsionam o desenvolvimento regional”, avaliou.
Participaram como palestrantes Thiago Barbosa, coordenador de suprimentos da Vale, que apresentou o tema das compras sustentáveis; Acácio Leal, especialista da gerência de serviços de suprimentos do Sesi/Senai, que abordou o uso da inteligência artificial na automação de processos; Carlos Domingues, CEO do grupo Eletrosolda, que tratou da segurança na entrega aliada à sustentabilidade; e Lucas Madureira, co-founder e CEO da Gedanken, que destacou o papel da tecnologia local na aplicação de práticas ESG.
Relevância
Para Acácio Leal, a transformação digital já é realidade e exige preparo das empresas e profissionais. “O assunto é extremamente relevante, porque ele é o futuro. Ou melhor, já está na nossa porta hoje. Pessoas que entenderem que precisam desenvolver habilidades com tecnologia, usar mais a IA com foco na resolução de problemas e trazer eficiência operacional para o negócio, vão perceber que podem atuar com ela em qualquer área”, observou o especialista.
Já Lucas Madureira ressaltou a importância do Prodfor como articulador entre grandes empresas e fornecedores. “Foi muito importante participar do evento. O Prodfor tem essa capacidade de unir grandes empresas e fornecedores, para que todos consigam avançar juntos numa agenda única. Com orientação desenvolvida pelo IEL e apoio dos patronos, empresas que não têm os recursos necessários conseguem acelerar seus processos tanto de sustentabilidade quanto de gestão”, declarou.
Mec Show 2025

A edição de 2025 foi a maior de todos os tempos, registrando recordes de público e geração de negócios. Ao todo, 20 mil visitantes, vindos de 19 estados brasileiros e quatro países, passaram pelo Pavilhão de Carapina. O evento movimentou R$ 250 milhões em negócios e já tem data para voltar: agosto de 2026.